Conecte Conosco

Economia

CPMI do INSS aprova prisão preventiva de duas pessoas investigadas

Publicado

em

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (27), 393 requerimentos apresentados pelos parlamentares integrantes da comissão. Entre eles estão dois pedidos de prisão preventiva:

  • Da presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB), Cecília Rodrigues Mota, que prestou depoimento à CPMI;
  • Do empresário João Carlos Camargo Júnior, conhecido como o “alfaiate dos famosos”, que teria realizado movimentações financeiras com vários investigados tanto pela CPMI quanto pela Polícia Federal (PF).

Os demais pedidos aprovados incluem solicitações de informações, acareações e bloqueio de bens dos investigados.

Parlamentares do governo e da oposição concordaram em retirar da pauta da comissão 86 requerimentos que não tiveram consenso. Estes serão votados na próxima semana de forma nominal.

Na mesma sessão, estava prevista a análise da convocação coercitiva do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, que gerou controvérsia entre os membros da comissão. Messias foi convidado anteriormente a comparecer, mas não compareceu.

Desde a manhã, a CPMI também ouviu o depoimento de Mauro Palombo Concílio, contador de empresas suspeitas de receber recursos milionários provenientes de descontos indevidos nos benefícios dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Devolução de Recursos

O Ministério da Previdência Social informou que já restituiu R$ 2,56 bilhões para 3,75 milhões de aposentados e pensionistas prejudicados pelo esquema de descontos ilegais nos benefícios pagos pelo INSS.

Esses dados incluem pagamentos realizados até o dia 17 de novembro.

Conforme a pasta, 6.194.347 segurados questionaram descontos em seus benefícios, sendo que 97,9% deles não reconheceram os valores descontados.

Do total, 4.841.364 benefícios estão aptos a receber a restituição do governo federal.

Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento até 14 de fevereiro de 2026, utilizando os canais oficiais do INSS: aplicativo ou site Meu INSS, telefone 135 (atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h) e agências dos Correios que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados