Notícias Recentes
Cratera na Marginal Tietê será reparada somente em 2026, informa Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou um novo prazo para concluir o conserto da cratera na Marginal Tietê. O buraco, que surgiu no dia 10 de abril, cedeu novamente em 11 de maio e a expectativa é que o reparo seja finalizado até março de 2026.
A abertura no asfalto está localizada na pista central da via, próxima à saída da Rodovia dos Bandeirantes, a 300 metros da Ponte Atílio Fontana, na zona norte de São Paulo.
Recentemente, a Sabesp informou que terminou a etapa de estabilização do solo e começou a limpeza e recuperação de parte do interceptor, uma das principais estruturas do sistema de esgoto da capital e da Grande São Paulo.
Atualmente, o trabalho está focado na remoção de entulho, areia e escombros que bloquearam o trecho afetado, com previsão de concluir essa fase até o final de março do próximo ano. Para garantir a fluidez do trânsito, foi criada uma rota alternativa provisória para veículos.
Segundo Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp, “Nosso maior desafio é assegurar o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário mantendo a segurança das equipes, que atuam a 18 metros de profundidade, trabalhando dentro de tubulações em operação. Por isso, todo o processo é planejado para proteger a vida dos envolvidos.”
O desnível no asfalto surgiu inicialmente em 10 de abril, quando se identificou uma infiltração na estrutura usada para manutenção da rede de esgoto. O trecho foi liberado após cinco dias, mas uma nova deformação apareceu em 22 de abril.
Em 11 de maio, o problema voltou a ocorrer devido a uma sobrecarga provocada por fortes chuvas na região.
Para viabilizar os reparos no interceptor de 2,5 metros, a Sabesp criou um desvio temporário das tubulações de esgoto com seis intervenções distribuídas ao longo da marginal. Além disso, adotou uma tecnologia inédita chamada Ecoryon, que consiste na injeção de um produto no solo para formar uma camada impermeável, estabilizando a área e garantindo a segurança dos colaboradores e a continuidade das obras.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login