Conecte Conosco

Economia

Crédito com juros baixos para exportadores do RS enfrentarem tarifa dos EUA

Publicado

em

A partir de 4 de agosto, empresas exportadoras do Rio Grande do Sul poderão acessar uma linha especial de crédito no valor de R$ 100 milhões para ajudar a amenizar os impactos da sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Esse programa foi criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e anunciado pelo governo estadual nesta última sexta-feira.

As taxas de juros variarão entre 8% e 9% ao ano, sendo subsidiadas por recursos do Fundo Impulsiona Sul.

O crédito orientado para capital de giro estará disponível para empresas de todos os portes que tenham exportado para o mercado norte-americano durante 2024 ou no primeiro semestre de 2025.

O prazo para pagamento será de até 60 meses, com um período de carência de 12 meses.

Eduardo Leite, governador do estado, ressaltou que o principal objetivo desse financiamento é assegurar que as companhias gaúchas mantenham sua competitividade frente às adversidades do mercado internacional.

De acordo com uma análise da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a sobretaxa aplicada pelos EUA pode resultar em uma redução de cerca de R$ 1,92 bilhão no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados