Conecte Conosco

Economia

Crédito é prioridade no próximo ciclo do Banco Central

Publicado

em

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou novamente que um dos objetivos centrais de sua gestão é expandir a oferta de linhas de crédito com taxas mais acessíveis, garantias adequadas e maior competitividade. Ele comentou que, atualmente, os juros que os consumidores pagam são muito superiores à taxa Selic.

“Isso acontece frequentemente porque não existem garantias apropriadas para o crédito, ou os processos para liquidação dessas garantias não são eficientes, além de custos operacionais elevados”, explicou o presidente do BC em um evento sobre crédito consignado na sede da instituição em Brasília.

Nos últimos meses, Galípolo tem enfatizado que o fato dos juros ao consumidor serem significativamente maiores que a Selic reduz a influência desta na dinâmica do crédito. Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, pelo segundo encontro consecutivo.

Para o banqueiro central, é fundamental avançar na oferta de créditos mais baratos e fomentar a competição no mercado. Ele citou o Open Finance como uma importante iniciativa para promover uma competição maior entre as instituições financeiras.

Galípolo ressaltou que a solidez do sistema financeiro é algo que não pode ser negociado e que aumentar a concorrência, inclusive por meio da tecnologia, é compatível com garantir a segurança para os consumidores.

“Quanto mais seguro for o sistema, mais benefícios trará para a população. E quanto mais opções estiverem disponíveis, melhor será para os usuários”, concluiu o presidente do BC.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados