Economia
Crédito facilita importação em Pernambuco

O evento “Importações por Pernambuco: Imersão Nordeste” reuniu participantes para discutir a oferta de linhas de crédito que facilitam o processo de importação no estado. Realizado nesta última sexta-feira (5), no auditório do Banco do Nordeste, na Boa Vista, o encontro foi promovido pelas empresas VP Trading e Comex Consulting, em colaboração com o Banco do Nordeste.
A mesa de discussão contou com a presença de Hugo Queiroz, superintendente do Banco do Nordeste; Luciano Tinoco, gerente de operações de câmbio da instituição; Estevão Vieira, sócio da Tecpel do grupo VP Trading; Eduardo Baptista, sócio da Comex Consulting; e Alessandra Cardozo, despachante aduaneira da VP Trading.
Hugo Queiroz destacou que novos eventos sobre o tema serão organizados para informar sobre as modalidades de crédito disponíveis. Ele lembrou que o Banco do Nordeste oferece garantia para importação de produtos e que o Nordeste possui uma vocação natural para o comércio exterior, reforçada pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
“Dispomos de condições especiais por meio do nosso Fundo Constitucional, que beneficia negócios na região Nordeste. Almejamos também lançar novos produtos e fomentar o comércio exterior local”, afirmou Queiroz.
Queiroz ressaltou ainda o esforço em aprimorar a comunicação com os clientes para tornar o acesso às linhas de crédito mais eficiente, que inclui a segmentação de produtos para perfis específicos de clientes.
Luciano Tinoco explicou as facilidades cambiais oferecidas, como o câmbio pronto para agilizar a conversão de moedas, destacando o papel do comércio exterior como motor econômico.
Eduardo Baptista ressaltou que o evento foi idealizado para desmistificar o processo de importação, mostrando que é possível usufruir de descontos e facilidades durante o procedimento.
“Importar não é um processo difícil. A maior barreira para as empresas é a falta de informação. Com o devido acompanhamento, elas podem acessar essas linhas de crédito com tranquilidade”, pontuou Baptista.
Ele reforçou que, apesar da ideia comum, a importação, se realizada corretamente, não apresenta riscos elevados aos empresários.
Estevão Vieira afirmou que o evento é uma imersão em comércio exterior, envolvendo importação e exportação, com previsão de mais encontros pela região Nordeste, sempre com o apoio do Banco do Nordeste para aqueles que enfrentam dificuldades para importar.
Por fim, Alessandra Cardozo destacou os desafios logísticos e jurídicos do processo, mencionando a possibilidade de isenções fiscais como o Imposto de Importação e ICMS, o que torna o processo mais acessível. “Esses incentivos são importantes para estimular as importações”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login