Economia
Crescimento das vendas em restaurantes desacelera no primeiro semestre

O segmento de alimentação fora do lar apresentou um aumento nominal de 4,1% nas vendas durante os primeiros seis meses deste ano, conforme dados do Índice de Desempenho do Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Contudo, ao descontar a inflação medida pelo IPCA Alimentação Fora do Lar, o resultado real indica uma queda de 2,2% no período.
Em junho, as vendas diminuíram 0,2% em valores nominais em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Considerando a inflação, a retração foi de 3,7%, revertendo o avanço de 6,7% observado em maio.
Ingrid Devisate, vice-presidente executiva do IFB, ressaltou que “os resultados refletem os desafios enfrentados pelo setor, mas também destacam a capacidade das empresas de se adaptarem, continuando a investir em estratégias para atrair e manter clientes”.
O desempenho nos diferentes estados variou: as regiões Norte (6,8%), Sul (3,5%) e Nordeste (0,5%) tiveram crescimento nominal anual, enquanto Centro-Oeste (-0,9%) e Sudeste (-1,8%) apresentaram redução.
Datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, tiveram impacto pequeno, com apenas 0,2% de aumento nas vendas em relação ao ano anterior.
O valor médio gasto por cliente aumentou 8,22%, passando de R$ 39,40 para R$ 42,60, influenciado pelo repasse inflacionário e ajustes nos preços.
O total de transações caiu 6,2%, sendo que nas mesmas lojas a queda foi de 2,2%, indicando uma diminuição no movimento de clientes. Já o serviço de entrega se manteve estável em participação nas receitas, representando 22,5% das vendas em junho, contra 22,3% em maio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login