Conecte Conosco

Economia

Crescimento das vendas no Dia dos Solteiros na China, mas consumo permanece fraco

Publicado

em

As vendas do Dia dos Solteiros, o maior evento de compras online na China, aumentaram este ano, porém ainda insuficientes para dissipar o pessimismo sobre o consumo interno.

De acordo com dados da Syntun, as plataformas de comércio eletrônico chinesas registraram cerca de 1,70 trilhão de yuans (US$ 238,3 bilhões) durante o período promocional, representando um crescimento de 14% em comparação ao ano anterior. Apesar do avanço, analistas consideram esse resultado modesto.

Instituído em 2009 e atualmente estendido por um mês, o evento perdeu parte de seu charme nos últimos anos devido à desaceleração econômica e à cautela dos consumidores. Nomura destacou que a temporada de descontos foi mais longa que a do ano passado, o que contribuiu para aumentar o total de vendas.

A JD.com anunciou recorde no valor bruto de mercadorias e um aumento de 40% no número de usuários que realizaram pedidos, enquanto a Alibaba, proprietária do Taobao e Tmall, ainda não divulgou os resultados finais.

A baixa demanda intensificou a concorrência entre os varejistas e pressionou as margens do setor. Dados oficiais indicam que as vendas no varejo chinês cresceram apenas 3% em comparação ao ano anterior, abaixo da taxa de 4,5% dos primeiros nove meses do ano.

Economistas do Morgan Stanley alertam que uma recuperação mais forte depende de melhorias nos setores imobiliário e de emprego. Apesar dos esforços de grandes empresas como Alibaba e JD.com para incentivar novos segmentos, como entregas rápidas, analistas avaliam que o crescimento do consumo chinês deverá continuar em ritmo lento.

Conteúdo traduzido e revisado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados