Conecte Conosco

Economia

Crescimento do PIB em 2025 mantém previsão de 2,16% pela quinta semana

Publicado

em

A mediana do relatório Focus para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025 permaneceu estável em 2,16% pela quinta semana consecutiva. Considerando apenas as 30 projeções mais recentes, atualizadas nos últimos cinco dias úteis e, portanto, mais sensíveis a novas informações, a estimativa teve uma leve queda de 2,15% para 2,14%.

O Banco Central (BC) revisou para baixo sua estimativa de crescimento econômico para este ano, ajustando-a de 2,1% para 2,0%, conforme divulgado no Relatório de Política Monetária (RPM) do terceiro trimestre.

De acordo com o Banco Central, a redução nas projeções reflete os impactos ainda incertos do aumento das tarifas de importação pelos Estados Unidos da América, além de sinais de desaceleração da atividade econômica no terceiro trimestre.

Esses efeitos foram parcialmente compensados por previsões mais positivas para o setor agropecuário e para a indústria extrativa, segundo o órgão.

Para 2026, a estimativa mediana do Focus para o crescimento econômico do Brasil também se manteve estável em 1,78%, pelo quinto período consecutivo. Considerando apenas as 29 projeções atualizadas recentemente, houve uma pequena queda de 1,78% para 1,77%.

A mediana para o crescimento do PIB em 2027 baixou de 1,88% para 1,83%. Há quatro semanas, essa previsão era de 1,90%. Já a estimativa para 2028 permaneceu constante em 2,00%, mantendo-se nesse patamar pela 90ª semana consecutiva.

Este conteúdo foi elaborado com a colaboração de inteligência artificial e revisado pela redação do Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados