Conecte Conosco

Notícias Recentes

Criminoso peruano protegido pelo PCC é procurado há três meses

Publicado

em

Há três meses, Erick Moreno Hernández, conhecido como El Monstruo, fugiu de um cerco policial em Suzano, região metropolitana de São Paulo. Ele é considerado o criminoso mais buscado do Peru e lidera a facção Los Injertos del Cono Norte. Atualmente, ele estaria no Brasil protegido pelo braço armado do Primeiro Comando da Capital (PCC), possivelmente escondido no Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com o Paraguai.

El Monstruo possui uma extensa ficha criminal e foi condenado a 32 anos de prisão no Peru por crimes como sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e participação em organização criminosa. Ele também está na lista vermelha da Interpol, uma medida usada quando esgotadas as tentativas de localizar um suspeito.

Enquanto permanece foragido e protegido pelo PCC, o cerco em torno dele tem se intensificado no Peru. Em junho, sua mãe, Martina Esther, foi presa em Ica. Ela é investigada por fazer transferências financeiras para contas em países como Bolívia, Paraguai e Brasil, onde o criminoso está possivelmente escondido. Após a detenção de Martina, a recompensa pelo paradeiro de El Monstruo foi dobrada, passando para mais de R$ 1,5 milhão.

Histórico criminal de El Monstruo

O criminoso iniciou sua trajetória no crime com furtos e tráfico em pequena escala, mas rapidamente ascendeu a líder de um grupo que domina a região norte de Lima, usando violência e influência sobre comunidades vulneráveis.

A sua atuação ultrapassou as fronteiras do Peru após 2024, quando, segundo o ex-ministro do Interior, Rubén Vargas, ele fugiu para o Brasil através da Bolívia, onde passou a atuar em parceria com o PCC, a maior facção criminosa da América Latina.

Em fevereiro, Hernández apareceu em um vídeo durante uma festa, cercado de bebidas, dinheiro e seguranças armados, desafiando a polícia peruana: “Nunca vou abaixar a cabeça. Sei onde cada um está. Vai chegar a hora de todos”.

Operações para captura

Em 16 de abril, uma ação conjunta da polícia peruana e forças brasileiras tentou capturar o criminoso em Suzano, mas o cerco terminou em confronto, deixando três mortos, entre eles um policial da Tropa de Choque. El Monstruo escapou e permanece foragido.

Informações posteriores indicam que ele poderia estar na região central de São Paulo, especialmente no bairro do Brás. Em 26 de maio, uma nova operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, e a Polícia Militar (PM), mobilizou 160 policiais e cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, prendendo dois suspeitos, mas El Monstruo novamente conseguiu fugir.

Fontes próximas à investigação confirmam que o traficante pode estar atualmente no Mato Grosso do Sul, sob a proteção do PCC.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados