Mundo
Crise no orçamento dos EUA causa cancelamento de milhares de voos, mas esperança surge
O tráfego aéreo nos Estados Unidos sofreu um agravamento neste domingo (9), com mais de 2 mil voos cancelados devido ao fechamento parcial do governo causado pela falta de acordo político sobre o orçamento. A situação pode ser solucionada em breve após um impasse de 40 dias.
Pela primeira vez em semanas, o Senado americano mostra sinais de avanço nas negociações entre os republicanos, liderados pelo presidente Donald Trump, e os democratas opositores para encontrar uma saída para a paralisação governamental mais longa da história do país.
Este cenário de possível resolução aparece enquanto o caos nos aeroportos se tornou um ponto central da disputa política pelo orçamento, com cada lado culpando o outro pelos transtornos que atingem os passageiros.
Até a noite de domingo, mais de 2.300 voos foram cancelados e mais de 8 mil registrados com atrasos, conforme dados da plataforma FlightAware.
Desde sexta-feira, a Administração Federal de Aviação (FAA) solicitou que as companhias aéreas reduzam gradativamente seus voos domésticos para aliviar a pressão sobre os controladores de tráfego aéreo, que seguem trabalhando sem receber seus salários.
O secretário de Transportes, Sean Duffy, afirmou na Fox News que o tráfego aéreo sofrerá limitações severas caso não haja um acordo orçamentário antes do feriado de Ação de Graças, no fim de novembro, período que também inicia a temporada de compras natalinas, importante para o varejo.
“Poucos controladores estarão presentes, o que vai resultar em poucas decolagens e aterrissagens”, disse ele.
Espera-se que a redução dos voos atinja cerca de 10% dos voos já cancelados até a próxima sexta-feira, um aumento em relação aos atuais 4%, detalhou Duffy. O funcionário governamental alertou que muitos americanos ficarão frustrados e a Casa Branca atribui a responsabilidade aos democratas pelo impasse.
O governo americano está paralisado desde outubro, com muitos funcionários federais essenciais, como os controladores de tráfego aéreo, trabalhando sem receber salários. Alguns poderão precisar buscar uma segunda fonte de renda para se manter, lamentou o secretário à CNN.
Por sua vez, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, classificou as ordens de cancelamento de voos como uma manobra política que não está ligada à segurança.
Progresso nas negociações
A pressão para que os legisladores encontrem um acordo tem aumentado, e houve avanços notados neste domingo.
O líder da maioria no Senado, John Thune, afirmou que um acordo está “cada vez mais próximo”. Também o deputado democrata Henry Cuellar destacou o progresso semanas após semanas, mencionando um grupo bipartidário que concordou em financiar o governo federal até janeiro.
O Senado pode votar sobre a proposta ainda nesta noite, mas sua aprovação não garante o fim da paralisação, pois o texto ainda precisa passar pela Câmara dos Representantes, onde a maioria republicana é muito estreita.
Essa paralisação também afeta o programa federal de assistência alimentar, que mensalmente apoia 42 milhões de americanos, ou um em cada oito. Com a falta de pagamento decorrente do fechamento do governo, milhares de beneficiários vivem um período de incerteza, enquanto um processo judicial está em andamento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login