Conecte Conosco

Mundo

Cristãos sequestrados no norte da Nigéria

Publicado

em

Mais de 160 cristãos foram capturados no domingo (18) após ataques armados contra duas igrejas em uma vila remota no estado de Kaduna, região norte da Nigéria, conforme relataram um líder religioso e um documento da ONU que a AFP teve acesso nesta segunda-feira (19).

A Nigéria, país mais populoso da África, viu um aumento nos sequestros em massa desde novembro, levando o governo dos EUA a realizar ataques militares no dia de Natal no estado de Sokoto, no noroeste do país.

O presidente americano, Donald Trump, acusou grupos armados na Nigéria de perseguirem os cristãos, chamando-os de vítimas de um “genocídio”.

De acordo com o reverendo Joseph Hayab, presidente da Associação Cristã da Nigéria para o Norte, os atacantes chegaram em grande número, bloquearam as entradas das igrejas e forçaram os fiéis a se esconderem na mata, levando 172 pessoas, das quais nove conseguiram fugir.

Este sequestro foi confirmado por um relatório da ONU que menciona a captura de mais de 100 membros da igreja.

O distrito de Kajuru é identificado como área de alto risco para sequestros devido às suas florestas densas e baixa população, o que facilita a operação dos criminosos e sua fuga das forças de segurança, segundo o documento.

Em resposta ao aumento dos sequestros no final do ano anterior, o presidente nigeriano Bola Tinubu declarou estado de emergência em segurança nacional e iniciou uma campanha para recrutar mais soldados e policiais com o objetivo de conter a violência e restaurar a segurança no país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados