O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) declarou, na tarde desta quarta-feira (8/1), oposição ao governo Rodrigo Rollemberg (PSB) e anunciou que o partido se unirá a outras forças políticas locais para lançar candidato ao Palácio do Buriti em 2018. As declarações foram dadas na presidência da Câmara Legislativa, onde também estavam os deputados distritais Celina Leão e Raimundo Ribeiro, ambos do PPS, que também formalizaram oposição ao GDF.
Cristovam e o presidente do PPS-DF, Chico Andrade, falaram sobre a intenção de uma disputa ao Palácio do Buriti em 2018, mas evitaram cravar um nome para encabeçar a chapa. “Vamos juntar outras forças para saber quem será o candidato. Outras pessoas estão procurando PPS e também temos bons quadros aqui na Câmara. Não temos um nome oficialmente, mas temos pressa para trabalhar alianças e encontrar o candidato”, afirmou Andrade.
Para os oposicionistas, o socialista quer centralizar todas as comissões com os governistas. Na tarde desta quarta-feira (8/2), inclusive, o socialista esvaziou a sessão da Casa ao convocar 13 deputados distritais para uma reunião no Buriti. No encontro, o grupo declarou que vai apoiar o Executivo e fazer as formações conforme a aprovação de Rollemberg.
Falta de diálogo
Cristovam está no grupo dos que têm criticado a falta de diálogo de Rollemberg com as demais forças políticas da capital federal. “Está na hora de o PPS ir para oposição. Pela tentativa de dialogar, de construir. Temos uma lista de problemas que poderiam ser evitados ou reduzidos, começando pelas tarifas de ônibus”, afirmou o senador, ao declarar a oposição ao Buriti.
A ex-presidente da CLDF Celina Leão também partiu para o ataque. “Rollemberg já pode se preocupar, porque ele terá do outro lado alguém que sempre o elegeu”, disparou a distrital, referindo-se a Cristovam estar na oposição a Rollemberg em 2018.
Em nota, o governador Rodrigo Rollemberg disse que o anúncio feito nesta tarde “não é novidade alguma”. Segundo o socialista, “há muito que os parlamentares do PPS já fazem oposição ao governo. Isso ocorre desde o momento que a Câmara Legislativa não aprovou a emenda da reeleição da deputada Celina Leão que o senador Cristovam Buarque se afastou do governo, apesar de todas as tentativas de diálogo. Espero que a decisão do senador não seja de oposição a Brasília.”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login