Mundo
Cruz Vermelha alerta que evacuar Gaza é inviável

Mirjana Spoljaric, presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), declarou neste sábado (30) que os planos de Israel para promover uma evacuação em massa da Cidade de Gaza antes de uma ação militar não são viáveis de forma segura.
“Nas circunstâncias atuais, realizar uma evacuação ampla na Cidade de Gaza de maneira segura e digna não é possível”, disse Spoljaric em comunicado.
A movimentação de um grande número de pessoas não poderia ser acomodada dentro da Faixa de Gaza, já que a infraestrutura civil está severamente destruída, e há extrema carência de alimentos, água, abrigo e cuidados médicos.
Apesar das críticas globais, o Exército israelense mantém seus planos de tomar a Cidade de Gaza, considerada um dos últimos bastiões do Hamas.
Embora não tenha exigido explicitamente que os moradores saiam, o Exército indicou na quarta-feira que a saída será “inevitável”.
De acordo com Spoljaric, muitos civis não têm condições de sair devido a fome, enfermidades, ferimentos ou limitações físicas.
Se a evacuação for ordenada, Israel precisa garantir condições adequadas de moradia, higiene, segurança e alimentação para os cidadãos, o que atualmente não é possível em Gaza.
Portanto, realizar a evacuação nas condições presentes seria impraticável e sem sentido.
A ONU estima que quase um milhão de palestinos residem na Cidade de Gaza.
Muitos já fugiram da cidade, localizada no norte do território impactado pelo conflito iniciado em 7 de outubro de 2023 quando o Hamas atacou Israel.
Nos últimos 21 dias, os bombardeios israelenses contra Gaza aumentaram, assim como as operações próximas à cidade, que sofre com o desabastecimento alimentar, segundo relatório da ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login