Conecte Conosco

Mundo

Cuba captura líder chinês do tráfico de fentanil que escapou do México

Publicado

em

Zhi Dong Zang, também conhecido como Brother Wang, um narcotraficante chinês procurado pelos Estados Unidos e considerado um dos principais fornecedores de fentanil para os cartéis mexicanos, foi detido em Cuba após fugir do México há alguns meses.

Ele está sob custódia na ilha enquanto as autoridades mexicanas aguardam a decisão sobre sua possível extradição ou deportação para o México, conforme informaram fontes de segurança mexicanas à AFP em 22 de abril de 2024.

Três fontes próximas ao caso em Havana confirmaram à AFP que Zhi Dong Zang está em Cuba e será enviado ao México, mas não revelaram datas ou detalhes do processo.

Preso no México em outubro de 2024, ele enfrentava um processo de extradição solicitado pelos Estados Unidos. Após ser levado para uma prisão na Cidade do México, um juiz concedeu-lhe prisão domiciliar, da qual ele fugiu em julho do mesmo ano.

Em julho, um tribunal de Atlanta, nos EUA, emitiu nova ordem de prisão contra ele por lavagem de dinheiro. Ele é acusado de abastecer os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nova Geração, os quais os EUA consideram os principais responsáveis pelo tráfico de fentanil em seu território. Washington ainda designou essas organizações como “organizações terroristas estrangeiras” em fevereiro.

Prioridade para o governo Trump

O governo de Donald Trump declarou que os cartéis mexicanos estão no centro da crise das drogas sintéticas nos EUA, que causa milhares de mortes por ano. Segundo o Departamento de Justiça, em 2024 a média foi de 200 mortes diárias por drogas ilícitas. O governo Trump intensificou esforços e recursos para combater essa ameaça à segurança nacional.

Zhi Dong Zang é tido como um grande operador internacional de lavagem de dinheiro e responsável por estabelecer conexões com diferentes cartéis para transportar fentanil da China para América Central, América do Sul, Europa e Estados Unidos, conforme informou o secretário de Segurança mexicano, Omar García Harfuch, em 2023.

O combate ao fentanil é uma das principais metas para a administração Trump.

O governo da presidente Claudia Sheinbaum intensificou as apreensões de drogas sob pressão do governo republicano, que impôs tarifas sobre exportações mexicanas como automóveis e aço, e ameaçou aumentar essas taxas caso o México não aumentasse suas ações contra o tráfico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados