Conecte Conosco

Mundo

Cuba nega ter participado da guerra na Ucrânia

Publicado

em

Cuba afirmou neste sábado (11) que não enviou soldados para lutar ao lado do Exército russo na guerra da Ucrânia, e ressaltou que o mercenarismo é crime punido pela Justiça cubana.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba rejeitou as acusações falsas divulgadas pelo governo dos Estados Unidos sobre a suposta participação da ilha no conflito militar na Ucrânia.

A pasta declarou categoricamente que o país não contempla envolvimento direto no conflito armado na Ucrânia, não enviando militares para lá ou qualquer outra nação.

Em setembro de 2023, após reportagens na imprensa, o governo cubano revelou a existência de uma rede criminosa que recrutava pessoas na ilha para lutar na guerra da Ucrânia.

O comunicado informou que 26 indivíduos foram condenados a penas que variam de 5 a 14 anos de prisão pelo crime de mercenarismo desde então.

Recentemente, um representante do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou ter informações sobre cidadãos cubanos combatendo junto às forças russas na guerra entre Rússia e Ucrânia, acusando Havana de não proteger seus cidadãos de serem usados como peça nessa guerra.

Recrutamento de mercenários

O projeto governamental ucraniano chamado “I Want to Live” (

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados