Conecte Conosco

Mundo

Cuba vê ajuda dos EUA como manobra política

Publicado

em

Cuba criticou o envio de assistência humanitária dos Estados Unidos às vítimas do furacão Melissa na parte leste do país, classificando-o como uma tentativa de manipulação política em meio às tensões entre os dois países.

“O governo dos EUA está usando o que parece ser um ato humanitário para fins de manipulação política e oportunismo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Cuba em comunicado na noite de quarta-feira.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou o envio de ajuda no valor de três milhões de dólares em dois voos fretados saindo de Miami para o leste de Cuba, destinada a atender “quem mais precisa, evitando interferências do regime e assegurando transparência e prestação de contas”.

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba apontou que Washington não entrou em contato oficialmente com Havana para informar sobre o envio, que acontece 77 dias após o furacão atingir várias províncias em novembro.

“Cuba recebe esta doação sem condições, reconhecendo que é um gesto do povo dos Estados Unidos”, completou o comunicado.

Segundo o Departamento de Estado, cerca de 6.000 famílias nas províncias de Santiago de Cuba, Holguín, Granma e Guantánamo serão beneficiadas.

A ajuda inclui alimentos, equipamentos para purificação de água, utensílios de cozinha e lanternas solares. Além dos voos fretados, está previsto o envio de um navio com mais suprimentos para Santiago de Cuba nas próximas semanas.

As relações entre os dois países pioraram após a intervenção dos Estados Unidos na crise da Venezuela em 3 de janeiro e as advertências do presidente Donald Trump, que pediu ao governo cubano que chegasse a um entendimento, sem esclarecer qual seria esse acordo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados