Conecte Conosco

Notícias Recentes

Danilo Cabral destaca avanços da Sudene em visita à Folha de Pernambuco

Publicado

em

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, esteve presente na Folha de Pernambuco na tarde de terça-feira, 22. Ele foi recebido por Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM e fundador do jornal, e apresentou um resumo das ações da autarquia para o desenvolvimento regional, enfatizando a importância do diálogo federativo e a elaboração de políticas públicas de qualidade.

Também participaram do encontro a vice-presidente do jornal, Mariana Costa; o diretor executivo, Paulo Pugliesi; o diretor operacional, José Américo Lopes; o diretor do Grupo EQM, Fernando Lins; e a colunista de política do jornal, Betânia Santana.

No momento da visita, Eduardo de Queiroz Monteiro elogiou a trajetória de Danilo: “Ele é um dos maiores nomes da minha geração, não só como parlamentar, mas também na esfera executiva”.

Antes da reunião, Danilo concedeu entrevista à Rádio Folha FM 96,7, onde falou sobre os próximos seminários relativos à ferrovia Transnordestina, os esforços para estender o projeto até o Porto de Suape, a integração ferroviária entre Petrolina e Salgueiro, além de comentar seu futuro político e a importância da reeleição do senador Humberto Costa (PT).

Transnordestina

Na entrevista, Danilo destacou o novo ciclo de audiências públicas em parceria com o portal Movimento Econômico, focadas na ferrovia Transnordestina. As discussões abordarão o andamento das obras, cronogramas e ouvirão gestores públicos, líderes empresariais e a sociedade civil. Próximos encontros acontecerão em Salgueiro e Petrolina.

“Estas audiências têm como objetivo informar sobre o progresso das obras, debater o cronograma e garantir a participação ativa da população. Ouvir a população é uma ação política”, explicou ele.

Danilo também falou sobre a importância de estender os trilhos até o Porto de Suape e anunciou uma parceria com a UFPE para viabilizar o transporte ferroviário de cargas entre Petrolina e Salgueiro, com previsão de conclusão dos projetos até o final de 2026.

Diálogo

Danilo ressaltou que os seminários promovidos pela Sudene terão foco técnico, sem espaço para disputas eleitorais. “Os debates serão acerca de políticas públicas e terão caráter técnico. Polícia eleitoral deve ser discutida em outros espaços”, declarou.

Ele reforçou a necessidade de unir forças políticas, econômicas, sociais e acadêmicas em torno das pautas de Pernambuco, buscando a unidade regional.

Criticou a falta de diálogo com o Nordeste em gestões anteriores, que teria prejudicado a capacidade de articulação da Sudene. “O governo anterior desconsiderou a região, fazendo com que a Sudene perdesse sua força de articulação. Estamos recuperando a política através do diálogo entre governadores, universidades, bancos e setor produtivo. O programa Nordeste, que aportou R$ 10 bilhões na indústria, é resultado disso.”

Futuro

Embora esteja focado em sua missão até 2026, Danilo admitiu que tem recebido incentivos para disputar um novo mandato. “Acredito que posso disputar, mas dependerá de pessoas que acreditem na minha capacidade de representar um projeto político.”

Ele defendeu ainda a reeleição do senador Humberto Costa: “Uma das vagas em disputa em Pernambuco no próximo ano deve ser ocupada por Humberto Costa. Ninguém tem compromisso maior com o projeto do presidente Lula do que ele.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados