Conecte Conosco

Economia

Datagro reúne líderes e empresários para discutir futuro do setor sucroenergético em São Paulo

Publicado

em

A 25ª edição da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, organizada pela Datagro, acontece em São Paulo reunindo líderes empresariais e políticos para discutir as perspectivas do setor sucroenergético e comemorar os 50 anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira (20), várias personalidades foram homenageadas por suas contribuições, incluindo o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro.

O destaque do encontro é a análise da safra 2025/26 e as novas oportunidades que surgem para o setor em meio a mudanças econômicas, regulatórias e tecnológicas. Também são debatidos os caminhos para a transição energética, com ênfase no papel fundamental do Brasil na oferta de biocombustíveis de baixo carbono.

De acordo com o presidente da Datagro, Plinio Nastari, a conferência serve para projetar o futuro e planejar o setor. É um momento crucial para reconhecer que o Brasil lidera na produção e em regulações direcionadas ao avanço do mercado.

“Quando o Proálcool foi instituído, ninguém imaginava que o etanol teria um impacto ambiental tão positivo. Ao longo dos anos, seu valor se consolidou, firmando-se globalmente como uma esperança no combate às mudanças climáticas. O setor possui grandes possibilidades de crescimento por meio de novos mercados, como SAF, biobunker, bioplásticos, reforma para hidrogênio, entre outros, apontando um futuro promissor,” afirmou.

A programação inclui 12 painéis ao longo de dois dias. No primeiro dia, são debatidos temas como a história do setor, políticas públicas, o papel do RenovaBio, avanços em tecnologia automotiva e as rotas para diversificação que envolvem bioeletricidade, biogás, etanol de segunda geração, integração cana-milho, captura de carbono e combustíveis sustentáveis para a aviação.

Homenagem

Eduardo de Queiroz Monteiro foi um dos homenageados no segundo painel do evento. O Grupo EQM opera três usinas: Cucaú, em Rio Formoso, Pernambuco, com 135 anos; Utinga, em Rio Largo, Alagoas, com 131 anos; e Estivas, no Rio Grande do Norte, com 95 anos de atividade.

Ao convidar o empresário ao palco, Plinio Nastari destacou sua eficiência, integridade e perseverança no setor. Emocionado, Eduardo Monteiro mencionou a trajetória do pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho, durante a homenagem.

“Sinto-me honrado por dividir esta homenagem com pessoas tão importantes que sempre foram referências em minha vida. Esta homenagem é sobretudo dedicada ao meu pai, doutor Armandinho. E o senhor, doutor Plinio, é um patrimônio imaterial do setor,” declarou.

O presidente do Grupo EQM também ressaltou os desafios enfrentados pelo setor.

“Não podemos desistir. Precisamos seguir adiante, mesmo diante das dificuldades atuais. Os preços caíram drasticamente e enfrentamos um ambiente adverso, mas devemos manter a fé e buscar soluções para esses desafios,” concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados