Brasil
Davi Alcolumbre defende harmonia entre os poderes
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), solicitou paz e responsabilidade no debate político na abertura do ano legislativo em sessão solene nesta segunda-feira (2). Este momento marcou o reinício dos trabalhos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Fechando o ciclo de discursos, Alcolumbre fez uma fala predominantemente política, defendendo a maturidade no convívio com as diferenças.
“É fundamental o diálogo, o bom senso e a paz. Paz entre grupos com ideologias diversas, paz entre instituições nacionais e paz entre os poderes da República”, destacou.
No entanto, enfatizou que promover a paz não implica renunciar ao Estado de Direito nem às prerrogativas do parlamento.
“Buscar a paz nunca significou ser passivo. Nosso anseio por paz não indica medo de enfrentar desafios. Lutamos, e sempre lutaremos, em favor de todos os brasileiros, do Estado de Direito, das prerrogativas parlamentares e da autoridade do Congresso Nacional. Nunca abdicaríamos desses valores e dessas batalhas.”
Davi Alcolumbre, presidente do Congresso, ressaltou que a verdadeira força do Brasil está na diversidade dos povos, pensamentos, culturas e perspectivas.
“Essa diversidade é um desafio, mas também é enriquecedora para a sociedade e, principalmente, para a nação. O dissenso é parte da democracia, a discordância é parte da política e o debate faz parte da vida pública. Contudo, é preciso afirmar com responsabilidade que o dissenso não pode se transformar em ódio, nem a discordância deve evoluir para a violência.”
Disse ainda que em momentos de tensão no país, é no Poder Legislativo que o Brasil encontra reconciliação.
“Continuaremos sendo uma arena legítima para a mediação política, um espaço onde as diferenças coexistem com respeito e responsabilidade. Assumo este compromisso como presidente do Congresso Nacional: não inflamar conflitos, mas colaborar para sua resolução; não alimentar extremismos, mas buscar consensos possíveis; não evitar as tensões inerentes à democracia, mas enfrentá-las com seriedade e maturidade.”
Por fim, garantiu que o Congresso Nacional exercerá suas funções com independência e manterá o diálogo com os Poderes Executivo e Judiciário.
“Cada poder tem sua função e seu papel. O respeito mútuo entre eles é a base para a estabilidade que o Brasil necessita.”
Sobre as ações legislativas, Davi Alcolumbre destacou a isenção do imposto de renda para trabalhadores com remuneração de até R$ 5 mil, que passou a valer este ano. Segundo ele, essa medida corrigiu uma desigualdade histórica.
“Essa decisão beneficia milhões de trabalhadores que enfrentam diariamente o peso das despesas e pagamentos. Ao garantir essa isenção, o Congresso Nacional tomou uma posição clara: proteger quem vive do salário e exigir um pouco mais de quem tem maior capacidade financeira.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login