Notícias Recentes
Debate sobre o fim da escala 6×1 deve ser feito com calma no Congresso
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira, 9, que o avanço tecnológico exige uma reflexão sobre a diminuição da jornada de trabalho, porém destacou que essa discussão precisa acontecer de maneira ponderada, sem pressa.
O término da escala 6×1 é uma das metas prioritárias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o ano de 2026.
“Esse é um tema que necessita ser analisado com tranquilidade e equilíbrio. Acredito que o Congresso Nacional é o espaço ideal para essa conversa, pois ele representa o pensamento da sociedade. É fundamental dialogar e debater sem precipitação”, declarou Edinho durante um almoço com empresários organizado pelo Lide.
O dirigente do PT destacou também que transformações tecnológicas, como a inteligência artificial (IA) e a automação, fazem parte de um debate global. “Será preciso discutir como a sociedade, diante do aumento da produtividade e da redução da mão de obra, irá se reorganizar”.
Edinho salientou a importância de analisar as profissões que já não adotam o modelo 6×1 e citou o setor comercial como um exemplo que ainda mantém essa jornada. “Muitas ocupações já não seguem mais a escala 6×1. Precisamos observar aquelas que ainda trabalham nesse sistema, principalmente o comércio e os serviços, para buscar soluções. Creio que o diálogo é o melhor caminho para alcançar consensos”, afirmou.
O petista também reforçou a necessidade de regulamentar a inteligência artificial, não apenas durante as eleições, mas no dia a dia dos cidadãos. “Precisamos de uma regulamentação rigorosa e eficaz para o processo eleitoral, caso contrário, podem ocorrer grandes distorções”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login