Economia
Debate sobre PIB dos EUA e cortes de juros pelo Fed em foco

O Comitê de Política Monetária (Copom) destacou que o cenário externo segue incerto, exigindo precaução, com os movimentos recentes da política nos Estados Unidos afetando mais os preços de mercado do que o esperado. Por outro lado, desafios estruturais, como a situação fiscal de países desenvolvidos, têm impactado menos do que o previsto. Essa avaliação está na ata da reunião de setembro do comitê, divulgada recentemente.
Nesse contexto, o foco está no debate sobre o início do ciclo de redução das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano, e no ritmo de crescimento dos EUA, enquanto persistem dúvidas sobre como as tarifas influenciam a inflação naquele país.
O colegiado também ressaltou que riscos de longo prazo, como a implementação de tarifas e o aumento dos gastos fiscais, continuam presentes, contribuindo para a incerteza do cenário.
De acordo com o Comitê, a maior incerteza no ambiente externo justifica que o Copom mantenha uma postura cautelosa. Como de costume, o foco permanecerá nos efeitos da conjuntura externa sobre a inflação interna e suas consequências para as perspectivas futuras.
Além disso, o colegiado discutiu a recente valorização do câmbio, atribuída em parte à diferença nas taxas de juros e em parte à desvalorização do dólar em relação a várias outras moedas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login