Mundo
Debate sobre vacina da hepatite B para bebês nos EUA
Especialistas indicados pelo secretário de Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., conhecido por sua postura cética em relação às vacinas, se reunirão nesta quinta-feira (4) para discutir a vacinação contra a hepatite B em recém-nascidos. A proposta que será analisada inclui a possibilidade de suspender a recomendação dessa imunização para bebês, o que contraria a opinião de diversos médicos.
O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP), que geralmente tem suas recomendações seguidas pelas autoridades federais americanas, já mudou suas orientações em setembro para as vacinas contra covid-19 e sarampo.
A decisão originalmente agendada para quinta-feira foi adiada para sexta (5), devido à confusão e resistência de alguns especialistas frente às implicações da mudança pretendida.
Com a liderança de Kennedy Jr., o ACIP passou a contar com membros frequentemente criticados pela comunidade científica, seja pela falta de experiência, seja pela promoção de teorias antivacinas.
Este grupo está revisando a segurança de várias vacinas que são utilizadas há muitos anos.
A alteração promovida pelo secretário de Saúde, cuja retórica antivacina é conhecida apesar da ausência de formação médica, tem gerado preocupação entre profissionais de saúde e cientistas dos EUA.
Especialistas alertam para a diminuição das taxas de vacinação e para o ressurgimento de doenças infecciosas sérias, como o sarampo, que resultou em várias mortes no ano de 2025.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login