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Defesa Civil testa nova tecnologia de alerta de desastres

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87% da população aprovou a ferramenta; órgão planeja expandir tecnologia para o restante do país

Um mês após o início do projeto-piloto do Defesa Civil Alerta, grande parte da população dos 11 municípios brasileiros selecionados para a fase de testes aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nas cidades, 87% das pessoas que responderam o questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas informou que estava ciente do projeto-piloto e que recebeu, no dia 10 de agosto, os alertas para teste, inclusive com toque sonoro. Os participantes da pesquisa também concordaram com a grande capacidade de comunicação do Defesa Civil Alerta em casos de desastres críticos, com ameaça à vida.

Os municípios selecionados para o projeto-piloto foram: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

“Nesse período de 30 dias, nenhum alerta real foi enviado para os 11 municípios com a nova tecnologia. Não houve essa necessidade, tendo em vista que não tivemos ameaças críticas. O único alerta que a população recebeu foi aquele enviado no dia 10 de agosto. Ainda assim, a pesquisa e o resultado dela são importantes para avaliarmos diversos pontos e, também, a aceitação das pessoas diante da nova ferramenta”, disse o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.

A partir desta quarta-feira (11), as 11 cidades permanecem com a operação assistida. “Portanto, se houver algum alerta real, a tecnologia pode ser acionada”, acrescentou Tiago, ressaltando que as equipes técnicas da Defesa Civil Nacional têm 15 dias para produzir uma análise sobre o funcionamento do sistema. “Além disso, as equipes também vão apresentar uma proposta de expansão da tecnologia para o restante do País. Esse é o trabalho que começa a ser feito a partir de hoje. Temos estudos e encaminhamentos sobre as regiões a serem priorizadas para a nacionalização da ferramenta. Serão priorizados os municípios com maiores índices de envios de alertas (via SMS, Whatsapp, TV por assinatura, entre outros) e históricos de desastres. O projeto-piloto foi um apoio para essa nova etapa, um grande aprendizado”, destacou.

Confira AQUI o passo a passo de como funciona o Defesa Civil Alerta.

GOV.BR

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