Economia
Defesa diz que prisão do dono do Banco Master foi injusta e desnecessária
A defesa de Daniel Bueno Vorcaro, proprietário do Banco Master, classificou a prisão ocorrida na noite desta segunda-feira, 18, como injusta e sem necessidade. De acordo com o advogado Roberto Podval, Vorcaro não tentava fugir do país quando foi detido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, mas sim viajava para concluir a venda do banco em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo informações, a Polícia Federal antecipou a prisão temendo que o empresário pudesse fugir, logo após o anúncio público da venda do banco para a Fictor Holding Financeira, que firmou um acordo com investidores dos Emirados Árabes Unidos.
Roberto Podval explicou que a viagem de Vorcaro tinha como único propósito finalizar essa venda:
“Não faz sentido. Tínhamos solicitado autorização ao juiz no dia anterior. Ele estava indo para fechar a operação do banco. O processo era confidencial; estávamos pedindo autorização devido aos vazamentos na imprensa,” declarou o advogado, que se dirigiu a Brasília hoje.
O advogado também esclareceu que a prisão não ocorreu durante a madrugada, mas que houve demora nas formalidades legais ligadas ao ato:
“O que demorou foi a formalização da prisão,” comentou, sem entrar em muitos detalhes.
Atualmente, Vorcaro está detido na sede da Polícia Federal em São Paulo e deve participar de audiência de custódia por videoconferência com o juiz em Brasília.
A prisão faz parte da Operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema envolvendo a criação e comercialização de carteiras de crédito fraudulentas. De acordo com a Polícia Federal, esses títulos foram vendidos a outra instituição financeira e, após fiscalização pelo Banco Central, foram substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada.
Além de Vorcaro, a operação cumpriu outros quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. As ações miram pessoas relacionadas ao Banco Master.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login