Conecte Conosco

Mundo

Déficit comercial dos EUA em outubro cai para menor nível em 15 anos

Publicado

em

O déficit comercial dos Estados Unidos reduziu-se em outubro, alcançando seu nível mais baixo desde meados de 2009, impulsionado por um aumento nas exportações e uma queda nas importações, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Departamento do Comércio.

Em outubro, o déficit na balança comercial de bens e serviços ficou em 29,4 bilhões de dólares (equivalente a 158 bilhões de reais na cotação daquele período), marcando a primeira vez em mais de 15 anos que esse valor ficou abaixo de 30 bilhões de dólares (161 bilhões de reais) — o que representa uma queda de 39% em relação ao mês anterior, que já apresentava uma redução expressiva.

O déficit observado superou as expectativas, sendo menor do que a média prevista pelos economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo The Wall Street Journal, que era de 58,4 bilhões de dólares (314 bilhões de reais).

As exportações do país cresceram 7,8 bilhões de dólares (42 bilhões de reais), chegando a 302 bilhões de dólares (1,62 trilhão de reais), enquanto as importações caíram 11 bilhões de dólares (59,2 bilhões de reais), totalizando 331,4 bilhões de dólares (1,78 trilhão de reais).

Essa redução se deveu principalmente a uma queda significativa nas importações de bens, que diminuíram 14 bilhões de dólares (75,3 bilhões de reais). Compras de suprimentos e materiais industriais também registraram queda.

As políticas comerciais e tarifárias implementadas pelo presidente Donald Trump desde seu retorno à Casa Branca em janeiro de 2015 tiveram um papel importante na dinâmica dos fluxos comerciais do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados