Conecte Conosco

Mundo

Delcy agradece Lula e o povo brasileiro pelo apoio

Publicado

em

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, expressou nesta sexta-feira (9) sua profunda gratidão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo brasileiro pelo apoio e solidariedade em momentos difíceis após uma agressão sofrida.

No dia 3, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram capturados por militares dos Estados Unidos, sob ordens do governo de Donald Trump, e estão detidos em Nova York.

Delcy Rodríguez afirmou ter mantido contato com Lula, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Durante essas conversas, ela forneceu detalhes sobre os ataques armados sofridos pelo país, que resultaram na morte de mais de 100 civis e militares.

Diplomacia

Ela reafirmou aos líderes que a Venezuela pretende enfrentar a agressão por meio de negociações diplomáticas, o único caminho adequado para proteger sua soberania e manter a paz.

Delcy Rodríguez destacou as graves violações do direito internacional, incluindo a violação da imunidade jurídica contra Maduro e a primeira-dama.

A presidente interina destacou também a importância de criar uma agenda de cooperação bilateral baseada no respeito ao direito internacional, à soberania dos países e ao diálogo entre as nações.

Diálogos

No que diz respeito ao presidente colombiano, Gustavo Petro, Delcy mencionou o compromisso de ambas as nações em avançar na resolução conjunta de problemas comuns, com base no respeito mútuo e na cooperação regional.

Sobre sua conversa com o líder espanhol Pedro Sánchez, a presidente interina venezuelana agradeceu a sua corajosa posição ao condenar a agressão e manifestou interesse em promover uma ampla agenda bilateral benéfica para ambos os povos e governos.

Além disso, Delcy Rodríguez expressou seu reconhecimento ao emir do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani, pelo seu empenho em ajudar a construir um diálogo e uma agenda de trabalho entre os Estados Unidos e a Venezuela.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados