Conecte Conosco

Centro-Oeste

Delegado condenado por abuso sexual recebe 17 mil por mês

Publicado

em

Mesmo tendo sido condenado por abuso sexual contra quatro crianças e listado pela Interpol, o ex-policial civil Gelásio Franco Filho, de 63 anos, continua a receber salário do governo de Goiás (GO).

De acordo com informações do Portal da Transparência do Estado de Goiás, em outubro de 2025 o delegado recebeu um total bruto de R$ 17,2 mil, com o valor líquido de R$ 9.866,14 depositado em sua conta. O pagamento foi realizado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-GO).

Gelásio foi preso na sexta-feira (7/11), na zona rural de Petrolina de Goiás, em uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar. Ele estava foragido da justiça e havia sido incluído na lista vermelha da Interpol, que reúne os criminosos mais procurados internacionalmente.

Detalhes do crime

A justiça condenou Gelásio a 13 anos e 6 meses de prisão pelos abusos cometidos em Goiânia. As vítimas incluem sua neta, sobrinha, enteada e uma vizinha.

As investigações revelaram que ele se aproveitava da confiança familiar e do convívio diário para perpetuar os abusos, que ocorreram ao longo de vários anos. Após a condenação definitiva, ele fugiu e passou a ser um foragido internacionalmente.

Situação perante a corporação

Em comunicado, a Polícia Civil de Goiás informou que, por estar aposentado, Gelásio não pode ser expulso da corporação. A única medida cabível seria a cassação da aposentadoria, que só pode acontecer após o trânsito em julgado da sentença — quando não há mais recursos — e mediante um processo administrativo disciplinar (PAD). Essas fases podem demorar meses ou até anos para serem concluídas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados