Economia
Demanda por financiamento cresce 12% em outubro no Brasil
A busca por financiamento no Brasil aumentou em outubro, conforme indica o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O interesse por crédito subiu 12% em outubro em comparação com setembro e teve um crescimento de 10,50% em relação ao mesmo mês de 2025.
Esse aumento reflete a sazonalidade deste período do ano. Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, explica que “tipicamente, a reta final do ano é uma fase em que as empresas se reorganizam para atender à alta do consumo, que acontece em quase todos os setores de produtos e serviços”.
O crescimento na procura por crédito foi observada tanto em microempresas quanto em grandes empresas, o que reforça, de acordo com a responsável pelo INDC, o momento de consolidação do crédito, que teve altos e baixos durante o ano devido ao alto nível da taxa básica de juros. A Selic está em 15% ao ano, valor mais elevado desde julho de 2006.
Natália Heimann também destaca que “os dados recentes indicam não só a recuperação do setor, mas podem confirmar um cenário positivo para o começo de 2026”, lembrando que em setembro o INDC tinha apresentado um crescimento interanual de 10%, evidenciando maior confiança entre os tomadores.
Quanto à análise por regiões, o Sudeste apresentou o melhor desempenho, com aumento de 13,2% na procura por crédito em outubro em comparação com setembro. Já a região Sul do Brasil teve uma redução de 2,8% na mesma comparação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login