Notícias Recentes
Democracia enfrenta ameaças de candidatos a ditador, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a democracia está constantemente ameaçada por “candidatos a ditadores” e elogiou a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da conspiração golpista. As declarações foram feitas durante um discurso no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (8), em uma cerimônia do governo federal em defesa da democracia.
O evento lembrou os três anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram no inquérito e na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão. Na cerimônia, Lula vetou o projeto que propunha a redução das penas dos condenados no processo da trama golpista.
“A tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 nos ensinou que a democracia não é uma conquista definitiva. Ela é uma construção contínua, sempre vulnerável às investidas de antigos e novos candidatos a ditadores. Por isso, é essencial proteger e valorizar a democracia com dedicação e coragem a cada dia”, declarou. “Foi graças à força das nossas instituições democráticas que garantimos um julgamento justo, com todos os direitos preservados”, completou.
Lula continuou: “O maior exemplo da força da democracia no Brasil foi o julgamento dos golpistas pelo STF. Todos tiveram amplo direito de defesa, foram julgados com transparência e imparcialidade, e condenados com base em provas sólidas, não em ilegalidades, convicções sem fundamento ou apresentações falsas”.
No discurso, o presidente destacou que, em 8 de janeiro, grupos contrários à democracia tentaram destruir o que chamou de “um país mais justo e menos desigual”, fruto dos avanços do seu governo. Ele também criticou as previsões pessimistas que, segundo ele, foram refutadas, e afirmou que o negativismo continuará sendo derrotado.
Ao concluir, Lula ressaltou sua rejeição a qualquer tipo de ditadura. “Não aceitamos nem ditadura civil nem militar. Queremos uma democracia que venha do povo e seja exercida em nome do povo”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login