Conecte Conosco

Mundo

Departamento de Justiça dos EUA diz que há milhões de documentos de Epstein não divulgados

Publicado

em

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (5) que ainda está analisando mais de dois milhões de registros relacionados ao criminoso sexual Jeffrey Epstein.

No mês passado, o departamento iniciou a divulgação dos arquivos da investigação extensa sobre Epstein, um financista bilionário que morreu em uma prisão de Nova York em 2019 enquanto aguardava seu julgamento por tráfico sexual de menores.

No entanto, o órgão não conseguiu cumprir o prazo estabelecido pela Lei de Transparência dos Arquivos Epstein, que exigia a publicação completa dos documentos até 19 de dezembro.

Em uma correspondência enviada a um juiz federal nesta segunda-feira, o Departamento de Justiça revelou que mais de dois milhões de documentos continuam em fases variadas de análise.

Até o momento, foram liberados cerca de 12.285 documentos, totalizando mais de 125.000 páginas, o que representa menos de 1% do total em revisão.

Em 24 de dezembro, o Departamento identificou mais de um milhão de arquivos que não haviam sido incluídos na revisão inicial. Embora alguns sejam duplicatas, todos precisam passar por triagem e exclusão de repetições, conforme a carta.

A carta, assinada pela procuradora-geral Pam Bondi e outros responsáveis, assinala que ainda há um trabalho considerável pela frente.

Mais de 400 advogados do Departamento de Justiça dedicarão as próximas semanas para revisar esses documentos. Além disso, cerca de cem agentes do FBI treinados para manejar informações sensíveis relacionadas às vítimas colaborarão no processo.

O presidente americano Donald Trump vem recebendo duras críticas do Partido Democrata por não cumprir o prazo para a divulgação completa dos arquivos.

O governo defende que a gestão dos documentos é cuidadosa para preservar dados confidenciais das vítimas.

Na carta, os responsáveis explicam que é necessário examinar manualmente os documentos para identificar informações que possam revelar a identidade das vítimas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados