Conecte Conosco

Economia

Depoimento do ex-presidente do BRB é adiado pela Polícia Federal

Publicado

em

A Polícia Federal adiou o depoimento do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, que estava agendado para o início da tarde desta segunda-feira na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília.

O ex-executivo foi desligado do cargo após ser alvo da Operação Compliance Zero, que investiga possíveis irregularidades na compra de títulos do Banco Master, pertencente a Daniel Vorcaro.

Segundo o advogado de Costa, Cleber Lopes, a própria PF cancelou o depoimento sem fornecer uma justificativa. O defensor informou que seu cliente já entregou o celular, o computador com a senha e o passaporte para a PF.

Na Operação Compliance Zero, deflagrada há duas semanas, Costa foi afastado por 60 dias por determinação judicial. Posteriormente, foi demitido pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

O ex-presidente estava nos Estados Unidos e retornou ao Brasil três dias após o início da operação, afirmando em nota sua intenção de colaborar com as investigações.

Costa é investigado por supostas irregularidades na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB, que foi barrada pelo Banco Central (BC) em setembro. As negociações começaram no fim de 2024 e o acordo foi anunciado em março, com o apoio do governador Ibaneis.

A operação levou à prisão de Vorcaro e do sócio Augusto Lima. Além da Polícia Federal, a justiça federal também apura o caso, e o Banco Central realiza auditoria no BRB visando verificar a contabilização de ativos problemáticos do Banco Master. A transação envolveu um montante de R$ 12,2 bilhões.

No último fim de semana, Vorcaro foi liberado pela Justiça e está sob uso de tornozeleira eletrônica, após ter sido detido por risco de possível fuga do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados