Economia
Depoimentos divergentes de Vorcaro e ex-presidente do BRB, diz gabinete de Toffoli
Os depoimentos à Polícia Federal (PF) do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, revelaram diferenças, segundo fontes do gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Caso essas divergências sejam confirmadas, a PF pode realizar uma acareação entre os dois e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos.
Vorcaro foi o primeiro a ser ouvido, por cerca de duas horas e meia, na tarde desta terça-feira, seguido pelo depoimento de Paulo Henrique Costa.
Está previsto que hoje também preste depoimento Ailton de Aquino Santos.
As entrevistas são acompanhadas por um juiz auxiliar do gabinete de Toffoli.
Na semana passada, o ministro autorizou a acareação. Na segunda-feira, o STF informou inicialmente que ocorreriam somente os depoimentos, avaliando a PF a necessidade de confrontar as versões.
A Corte não esclareceu a razão do novo procedimento adotado e não divulgou a determinação precisa de Toffoli, que conduz o processo, o qual está sob segredo de justiça.
Os três são ouvidos pois Vorcaro tentou vender o Banco Master para o BRB, banco estatal do Distrito Federal, operação que foi recusada pelo Banco Central em setembro. Dois meses depois, Vorcaro foi preso, e o BC decretou a liquidação do banco devido a suspeitas de fraudes em operações totalizando cerca de 12 bilhões de reais.
A investigação teve início na Justiça Federal de Brasília, mas foi transferida para o STF por ordem de Toffoli, após a PF localizar um documento mencionando uma negociação imobiliária de Vorcaro com um deputado federal.
No sábado, Toffoli afirmou que Ailton de Aquino Santos não é alvo da investigação, respondendo a um pedido de esclarecimento do Banco Central, embora tenha enfatizado que o inquérito se refere à atuação da autoridade reguladora nacional.
Na mesma semana, o ministro ainda negou uma solicitação da Procuradoria-Geral da República para suspender a acareação.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login