Notícias Recentes
Deputado comete erro ao confundir homofobia com racismo ao acusar Lula
Deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) cometeu um erro grave ao acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de homofobia durante a primeira reunião da CPI do INSS na última terça-feira.
O parlamentar fez referência a uma declaração de Lula, em que ele criticava a inclusão da foto de um homem negro sem dentes em uma revista que seria distribuída em um congresso de pequenos produtores no exterior.
— Fiquei chocado com a homofobia do presidente do Brasil ao sugerir que uma pessoa negra e sem dentes não poderia ser mostrada internacionalmente — iniciou o deputado, antes de corrigir-se após ser alertado por outros membros: — Na verdade, foi racismo que ele cometeu ao dizer que não era adequado um negro sem dentes representar o país. Isso me deixou muito abalado. É um racismo evidente que o presidente impõe aos negros — explicou.
A declaração do presidente ocorreu durante um evento de entrega de unidades odontológicas em Sorocaba (SP), na quinta-feira anterior.
No evento, Lula comentou que havia manifestado sua insatisfação ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ao perceber que uma revista a ser distribuída em um congresso no exterior mostrava uma imagem do Brasil com uma mulher branca ao lado de um homem negro sem dentes.
— Eu disse para ele: ‘Você não acha que isso é preconceito?’ Lembrei do Joãozinho Trinta, um famoso carnavalesco da Beija-Flor: ‘Quem gosta de miséria é intelectual, enquanto o pobre quer coisas boas’. Pedi para que cancelasse a revista, retirasse aquela página e colocasse a foto de alguém com dentes. Foi então que decidi criar o programa Brasil Sorridente.
Algumas publicações da oposição destacaram trechos da fala para sugerir que Lula teria sido racista.
— Essa é a imagem que querem mostrar do Brasil no exterior? Um homem negro sem dentes? — afirmou o presidente, em um trecho isolado.
O Ministério da Igualdade Racial divulgou uma nota na semana passada em resposta a declaração de Lula, afirmando: “O presidente Lula, em sua fala, relata um episódio em que denuncia o preconceito racial presente na escolha da imagem. Em seguida, ele faz uma crítica importante ao estigma ligado às pessoas negras e reconhece quem mais sofreu com a falta de políticas públicas para saúde bucal, criando e retomando o programa Brasil Sorridente para beneficiar quem realmente precisa.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login