Conecte Conosco

Notícias Recentes

Deputado do PL que apoiou cassação de Zambelli

Publicado

em

Foragida da Justiça brasileira, a deputada federal Carla Zambelli (PL) continuará no mandato, pois a Câmara dos Deputados rejeitou a cassação nesta quarta-feira. O Partido Liberal, ao qual a parlamentar pertence, votou majoritariamente contra a cassação, com exceção do voto do sergipano Ícaro de Valmir.

A votação teve 227 votos a favor da cassação e 170 contra. Para que a cassação fosse aprovada, eram necessários 257 votos, o que não foi alcançado. Após a votação, o processo foi arquivado. Até o momento, Ícaro não comentou o motivo pelo qual votou a favor da cassação da colega de partido.

Ícaro também foi um dos sete deputados do PL que apoiaram a suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), conforme orientação da sigla para cassar o mandato do deputado do PSOL.

Com apenas 24 anos, Ícaro de Valmir se posiciona nas redes sociais como o deputado federal mais jovem do Brasil. Ele é filho de Valmir de Francisquinho, atual prefeito de Itabaiana, cidade localizada a 58 km de Aracaju, que retomou o cargo este ano após ter sido prefeito em dois mandatos consecutivos entre 2013 e 2020. Outro filho de Valmir, Talysson Barbosa Costa, já foi deputado estadual e atualmente é prefeito da cidade vizinha, Areia Branca.

Valmir de Francisquinho tentou concorrer ao governo de Sergipe em 2022, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a condenação por abuso de poder econômico em 2019, que o tornava inelegível. A decisão do TSE que impediu sua candidatura veio em setembro de 2022, já próximo da eleição, fato que resultou em votos anotados como nulos. Posteriormente, o TSE reviu a decisão e ele recuperou sua elegibilidade.

Nas eleições em Sergipe, a família de Ícaro apoiou o candidato petista Rogério Carvalho para o governo estadual, que foi derrotado por Fábio Mitidieri (PSD). Em entrevistas, o deputado federal se descreveu como político de centro ou centro-direita, declarou-se contrário à polarização política e afirmou colaborar com o senador petista.

“Eu não acredito que a polarização traga benefícios para o Brasil”, declarou Ícaro de Valmir em julho ao mencionar recursos próprios e emendas destinadas à criação dos cursos de Direito e Psicologia no campus da UFS em Itabaiana, em parceria com Rogério Carvalho, com o objetivo de beneficiar a população.

Ícaro integra a Comissão de Saúde, a Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte e a Comissão Especial sobre Prevenção e Combate ao Câncer, AVC e Doenças do Coração. Atualmente, é relator setorial de cidades no Orçamento de 2026.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados