Notícias Recentes
Deputado Eduardo da Fonte propõe ampliar atendimento a pessoas com TEA com apoio do Programa Casa Azul
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) liderou uma audiência pública na Comissão de Saúde nesta quarta-feira (10), com o objetivo de discutir a ampliação dos serviços destinados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião, o Ministério da Saúde informou que há atualmente 342 Centros Especializados em Reabilitação (CER’s) em operação no Brasil.
No entanto, Eduardo da Fonte destacou que esse número é insuficiente para atender os 5.570 municípios do país, especialmente considerando que cerca de 2 milhões de brasileiros convivem com o TEA, segundo dados da pasta.
Em uma audiência anterior, realizada em agosto, o parlamentar já havia solicitado informações ao Ministério da Saúde sobre os CER’s e cobrado a criação de um plano de cuidado para crianças autistas no Brasil.
Atualmente, os centros oferecem atendimento somente em municípios com população superior a 100 mil habitantes, o que exclui a maior parte das cidades brasileiras.
Diante dessa realidade, Eduardo da Fonte reforçou a importância do Programa Casa Azul, iniciativa que ele criou, para complementar o atendimento oferecido pelos CER’s. O Casa Azul é um espaço de acolhimento para famílias com pessoas atípicas, oferecendo serviços como neuropediatria e fonoaudiologia.
O programa já é implementado em municípios de Pernambuco, incluindo Macaparana, Taquaritinga do Norte, Águas Belas, Buenos Aires e Santa Maria da Boa Vista.
Com informações da assessoria

Você precisa estar logado para postar um comentário Login