Economia
Deputado Rollemberg protocola CPI para investigar Banco Master
Deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) anunciou na segunda-feira, 2, o protocolo do pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará fraudes financeiras relacionadas ao Banco Master e ao Banco Regional de Brasília (BRB).
Inicialmente com 199 assinaturas, o pedido já conta com 201 apoios, conforme informado pela equipe do parlamentar ao meio-dia do mesmo dia.
Na justificativa, Rollemberg destaca a necessidade urgente da CPI para apurar um dos maiores e mais complexos esquemas de fraude financeira dos últimos tempos no país.
A investigação buscará esclarecer a criação de fundos falsos, falsificação de contratos, ativos inventados e um prejuízo que, segundo a Polícia Federal, ultrapassa R$ 12,2 bilhões.
O parlamentar ressalta que as apurações preliminares indicam um esquema bilionário com impacto negativo ao patrimônio público, fundos previdenciários, servidores e conexões político-financeiras.
Se aprovada, a comissão terá 27 deputados titulares e 27 suplentes, com prazo máximo de 120 dias para concluir as investigações.
Rodrigo Rollemberg também abordou o tema em suas redes sociais na plataforma X, afirmando que a instalação da CPI é uma pauta urgente que não admite atrasos.
Ele mencionou o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, como foco das investigações, questionando quem permitiu as ações fraudulentas e quem lucrou enquanto a população enfrentava riscos.
Rollemberg concluiu afirmando que a transparência é imprescindível e que a CPI do Banco Master deve começar imediatamente.
Na semana anterior, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), declarou que sua bancada debaterá a adesão à CPI, enquanto o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), expressou oposição à criação da comissão, afirmando que o regimento impede o cancelamento de pedidos de CPIs já protocolados.
A pressão pela abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), incluindo senadores para investigar as fraudes envolvendo o Banco Master, também tem sido exercida pela oposição no Congresso.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login