Centro-Oeste
DER do DF nega que radares ‘pardal’ aplicam multas a longas distâncias

Circula um vídeo nas redes sociais onde um motorista afirma que os oito novos radares instalados na Via Estrutural monitoram a velocidade dos veículos a distâncias muito longas. Segundo ele, esses equipamentos seriam capazes de registrar a velocidade antes mesmo de o veículo se aproximar ou se afastar do radar.
Porém, essa informação foi contestada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
O vídeo mostra o condutor dizendo: “Esse radar que está aí em cima tem uma câmera que captura a longa distância. Não adianta só frear perto do radar. Ele registra desde atrás. A câmera fica apontada para trás e a de baixo tira foto agora. Se você acelerar aqui, vai levar multa.”
No entanto, o DER-DF esclareceu que a principal alteração com os novos equipamentos é a adoção de sensores que funcionam sem a necessidade de serem instalados no asfalto, através de pórticos. Isso não altera o alcance para medir a velocidade dos veículos.
Essa tecnologia atualizada permite detectar veículos sem cortar o pavimento, diferente dos sensores tradicionais embutidos. O objetivo da troca foi modernizar os equipamentos para uso adequado no pavimento de concreto.
Os radares foram instalados em 17 de setembro, em cumprimento a um contrato para ampliar a fiscalização eletrônica viária. O contrato prevê a instalação total de 15 equipamentos, com parte já instalada anteriormente.
O investimento mensal é em torno de R$ 1,84 milhão, valor que cobre instalação, manutenção, operação e monitoramento do sistema.
Segundo o DER-DF, os locais de instalação foram escolhidos com base em estudos técnicos de engenharia de tráfego, índices de acidentes e a necessidade de organizar o fluxo de veículos, sempre priorizando a segurança.
Os novos radares já estão operando e aplicam multas para quem ultrapassar em mais de 20% a velocidade máxima permitida de 80 km/h na Via Estrutural.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login