Conecte Conosco

Notícias Recentes

Derrite quer promover sargento PM ferido em confronto em Paraisópolis

Publicado

em

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, instaurou uma sindicância para verificar a possibilidade de promoção do cabo da Polícia Militar (PM) Johannes Kennedy Santana, que foi ferido com um tiro no pescoço durante uma ação policial em Paraisópolis, zona sul da capital paulista, a sargento em reconhecimento à sua coragem.

O policial recebeu a Láurea de Mérito Pessoal em 1º grau, a mais alta homenagem militar, em cerimônia nesta quarta-feira (14/8), por sua dedicação e bravura tanto em atividades operacionais quanto administrativas.

Durante o evento no quartel do Comando Geral da PM, Derrite destacou que o ato de bravura do militar demonstra coragem, audácia, energia e determinação, ressaltando sua trajetória de destaque desde 2015, incluindo premiações como policial do mês.

Além de Johannes Santana, os policiais do 1° e 16° Batalhão Metropolitano e do Comando de Aviação da PM, que prestaram socorro imediato ao cabo ferido, também foram reconhecidos com um certificado de honra.

O ocorrido em Paraisópolis

No dia 7 de agosto, o cabo Johannes Santana foi alvejado no pescoço ao realizar uma abordagem policial na comunidade de Paraisópolis. As imagens captadas pela câmera corporal do agente mostram toda a perseguição do suspeito Kauan Alison Alves dos Santos, apontado como autor do disparo, até a chegada do socorro.

Durante cerca de três minutos, o policial manteve contato com a central de operações, informando sobre o ferimento, o roubo de sua arma e seu estado de sangramento, perguntando inclusive a testemunhas se fora atingido por uma pedra ou bala.

Populares presentes no local questionaram a ação policial, pedindo para que ele abaixasse a arma, enquanto o suspeito resistia à abordagem. Em determinado momento, iniciou-se uma luta corporal na qual o suspeito atirou à queima-roupa no pescoço do policial, que não percebeu a arma do agressor.

Após o tiro, o cabo caiu no chão e acionou imediatamente a central pedindo apoio e relatando o ocorrido. O policial foi internado e passou por exames que confirmaram uma fratura pequena em uma vértebra da coluna, mas sem comprometimento dos seus movimentos.

As investigações estão sob responsabilidade do 89º Distrito Policial do Jardim Taboão, tendo até o presente momento a prisão de dois suspeitos envolvidos no crime. A arma do policial foi recuperada e os trabalhos continuam para capturar o foragido.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados