Economia
Desemprego atinge menor nível desde 2012: queda para 5,6% em julho

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o que representa o menor patamar desde o início da série histórica em 2012. O número de pessoas sem trabalho diminuiu para 6,1 milhões, o menor total registrado desde o último trimestre de 2013. Esse resultado surpreendeu positivamente, ficando abaixo das previsões de especialistas do mercado, que apontavam uma queda para 5,7%, conforme a mediana das projeções compiladas pela Bloomberg. No trimestre encerrado em abril, a taxa de desocupação estava em 6,6%.
Os dados foram divulgados pelo IBGE por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua nesta terça-feira.
Enquanto isso, o número de pessoas empregadas no país atingiu um novo recorde, totalizando 102,4 milhões. A taxa de emprego, que é a proporção da população em idade de trabalho que está efetivamente empregada, manteve-se no nível recorde de 58,8%. Além disso, o contingente de trabalhadores com carteira assinada alcançou o maior número registrado, chegando a 39,1 milhões.
Para William Kratochwill, analista do IBGE, “esses números refletem o cenário positivo do mercado de trabalho, com aumento da ocupação e redução do uso insuficiente da força de trabalho, indicando um mercado de trabalho mais dinâmico e ativo”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login