Conecte Conosco

Economia

Desemprego recua e atinge 13,3 milhões de pessoas, diz IBGE

Publicado

em

Taxa de desocupação foi de 12,8% no trimestre encerrado em julho, ante 13,6% nos três meses anteriores, segundo dados da PNAD

desemprego-2017-759

Segundo os dados do IBGE, a queda no desemprego no trimestre foi puxada pelo aumento do trabalho informal e por conta própri (Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)

A taxa de desemprego caiu para 12,8% no trimestre móvel encerrado em julho, atingindo 13,3 milhões de pessoas. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Mensal (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. No trimestre anterior, entre fevereiro e abril, a taxa era de 13,6% e havia 721.000 desempregados a mais.

De acordo com os dados da PNAD, a queda no desemprego no trimestre frente ao anterior foi puxada pelo aumento do trabalho informal e por conta própria, pois o número de empregados com carteira assinada manteve-se estável em relação ao trimestre anterior (33,3 milhões de pessoas).

Já o número de empregados sem carteira assinada cresceu 4,6% em relação ao trimestre anterior, para 10,7 milhões de pessoas. O contingente de trabalhadores por conta própria subiu 1,6% no período, para 22,6 milhões de pessoas.

Alta em um ano

Apesar da queda frente ao trimestre anterior, houve aumento do desemprego no trimestre encerrado em julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Entre maio e junho do ano passado, a taxa de desocupação era de 11,6%, e o número de desempregados era de 1,5 milhão a menos do que agora, segundo o IBGE.

O recuo do rendimento médio recebido pelos trabalhadores no trimestre em relação ao anterior – passou de 2.111 reais para 2.106 reais – foi considerado estável pelo IBGE.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados