Brasil
Desmatamento da Amazônia cai pela metade em 2025, diz Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira, 12, que o Brasil conseguiu diminuir o desmatamento na Amazônia em 50% no ano de 2025 comparado a 2022. Considerando todo o território nacional, a redução do desmatamento foi de 32% no mesmo intervalo, conforme dados apresentados pela ministra.
Marina realizou uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto acompanhada pela secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, para divulgar esses números recentes.
Ela ressaltou que o Brasil é um dos países pioneiros no combate ao desmatamento e destacou o compromisso do governo com a meta de reduzir a derrubada de florestas, alinhado com as promessas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha.
A ministra também compartilhou que, considerando os dados dos últimos seis meses, há uma expectativa de alcançar o menor índice histórico de desmatamento na Amazônia.
De acordo com Marina Silva, a queda no desmatamento ocorreu mesmo com o crescimento do agronegócio, que manteve uma média de expansão de 17%. Ela destacou a abertura de aproximadamente 500 novos mercados para produtos agrícolas e a assinatura de acordos importantes, como o entre Mercosul e União Europeia, evidenciando que políticas públicas bem planejadas têm trazido resultados positivos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login