Conecte Conosco

Mundo

Desmatamento na Colômbia cresce 43% entre 2023 e 2024, diz governo

Publicado

em

O desmatamento na Colômbia teve um aumento de 43% entre os anos de 2023 e 2024, com um crescimento significativo na região amazônica, pressionado por grupos criminosos que controlam extensas áreas florestais, de acordo com um relatório oficial divulgado nesta sexta-feira (1º).

Em 2024, a área desmatada atingiu 113.608 hectares, um equivalente ao tamanho da cidade de Vancouver, conforme o relatório anual do Ministério do Ambiente. A Amazônia foi a região mais impactada, apresentando um aumento de 74% na perda de florestas em comparação ao ano anterior.

O presidente Gustavo Petro tem implementado políticas para proteger a biodiversidade, enfrentando a crescente influência de grupos armados que lucram com a extração ilegal de recursos naturais e a criação extensiva de gado em áreas remotas do país, onde o poder estatal é fraco.

Apesar do aumento recente, o montante registrado em 2024 ainda é o segundo menor desde o início dos acompanhamentos. O ano com menor desmatamento foi 2023, com 79.256 hectares devastados.

A ministra do Meio Ambiente, Lena Estrada, destacou durante a apresentação do relatório que “a principal causa do desmatamento é o conflito armado” e afirmou: “Se conseguirmos reduzir o conflito, também poderemos diminuir o desmatamento”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados