Brasil
Detran SP elimina baliza e autoriza provas em carros automáticos
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (26) que a partir de agora não será mais exigida a prova de baliza nos exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os candidatos poderão realizar a avaliação em veículos com câmbio automático.
Segundo o órgão, essas alterações, que entram em vigor imediatamente, representam um avanço nas regras do exame prático de direção, atualizadas no final do ano passado.
Outros estados, como Mato Grosso do Sul, também já haviam suspendido a prova de baliza, adotando medidas que contribuem para a redução dos custos no processo de obtenção da CNH.
Em São Paulo, com a eliminação da baliza, o exame prático agora foca principalmente na avaliação da circulação no trânsito.
“O percurso do exame prático continua como o atualmente praticado, avaliando aspectos como conversões à direita e à esquerda, uso correto de setas, realização de paradas em locais permitidos, além da condução segura e responsável nas demais situações normais de trânsito”, informou o Detran.
O órgão também esclareceu que os candidatos que não possuem necessidade de adaptação veicular poderão fazer o exame em carros automáticos devidamente cadastrados. “Essa medida reconhece a crescente presença de veículos automáticos na frota brasileira e amplia as opções para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já aplicados nos exames”, destaca o Detran.
Conforme dados recentes, após a atualização das regras, que incluem a dispensa obrigatória das autoescolas para tirar a CNH, o governo federal recebeu mais de 2,5 milhões de pedidos para emissão da primeira habilitação.
Informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que quase 1 milhão de certificados do curso de formação de condutores foram emitidos. O aplicativo CNH do Brasil, versão atualizada da Carteira Digital de Trânsito, já alcançou mais de 40 milhões de usuários.
Apesar das mudanças serem bem recebidas por muitos, nem todos concordam com elas. Em entrevista, Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, afirmou que as modificações, embora facilitem o processo para quem deseja tirar a CNH, não contribuem para o aumento da segurança no trânsito.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login