Economia
Dezembro terá bandeira tarifária amarela, alívio após novembro pesado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na tarde desta sexta-feira, 28, que dezembro será marcado pela bandeira amarela, representando uma melhora em comparação à bandeira vermelha patamar 1 aplicada em novembro.
Essa mudança indica uma cobrança extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. A decisão está alinhada com a previsão dos especialistas do setor.
Nos meses de agosto e setembro, a bandeira foi vermelha patamar 2, sendo reduzida para vermelha patamar 1 em outubro. A Aneel destacou que, até agora, as chuvas previstas para dezembro são maiores que as de novembro na maior parte do país, considerando o início do período chuvoso.
No entanto, a quantidade de chuvas permanece, em geral, abaixo da média histórica para este mês. Já os primeiros meses de 2026 devem operar sob a bandeira verde, sem custos adicionais.
Mesmo com essa perspectiva positiva, as projeções podem mudar. Além do risco hidrológico, que pode levar a bandeiras tarifárias mais altas, o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)—o valor calculado para a energia produzida em certo período—também pesa na conta.
Com condições de geração energética mais favoráveis, a Aneel conseguiu reduzir a bandeira vermelha patamar 1 para amarela.
O órgão reforça que a utilização das termelétricas continua sendo necessária para suprir a demanda, o que justifica a cobrança extra pendente na bandeira tarifária.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login