Centro-Oeste
DF é a 3ª maior concentração urbana no país; Plano Piloto tem 24 moradores na zona rural
No DF, 12 regiões administrativas, como Lago Sul, Cruzeiro, Guará, entre outras, não têm nenhum morador rural. No Plano Piloto, segundo o IBGE, 24 pessoas moram no campo
Dados do Censo 2022 indicam que o Distrito Federal é a terceira unidade da Federação com a maior proporção de moradores em áreas urbanas. De cada 1 mil moradores na capital federal, 965 vivem na cidade — ou 96,5% do total. Fica atrás apenas de São Paulo (96,8%) e Rio de Janeiro (97,9%).
No DF, 12 regiões administrativas, como Lago Sul, Cruzeiro, Guará, entre outras, não têm nenhum morador rural. No Plano Piloto, segundo o IBGE, 24 pessoas moram no campo.
Entre as cidades com mais moradores na zona rural, em números absolutos, aparecem Planaltina (17.026), Paranoá (13.908), Jardim Botânico (12.285) e Brazlândia (12.049).
Proporcionalmente ao tamanho da população, Paranoá e Brazlândia apresentam os maiores percentuais de pessoas residindo em áreas rurais, com 21,8% e 21,7% do total da população de cada RA, respectivamente, seguidos por Fercal (16,7%) e Jardim Botânico (15,8%).
Comércio e serviços no feriado
Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã, será feriado no Distrito Federal. De acordo com a Fecomércio-DF, no entanto, a maioria das empresas associadas está autorizada a funcionar normalmente.
As empresas ligadas à base do Sindivarejista-DF, ou seja, lojas de rua e shoppings, também estão autorizadas a funcionar, ficando a decisão final sobre o funcionamento a cargo dos proprietários do varejo ou da administração dos shoppings.
Da mesma forma, as empresas do Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF ou Sincofarma-DF, como restaurantes, bares, supermercados, feiras e drogarias, estão autorizadas a operar normalmente.
Entretanto, os trabalhadores vinculados ao Sindióptica-DF não poderão trabalhar, conforme norma vigente da categoria.
Empreendedorismo feminino
A Câmara Legislativa vai receber, na quinta-feira, o Women Development Summit (WDS), que chega à segunda edição em Brasília, promovendo o empreendedorismo feminino. O evento reunirá mulheres empreendedoras para compartilhar experiências, trocar ideias e se capacitar.
O WDS é uma iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e conta com o apoio da deputada Paula Belmonte. As inscrições estão abertas no Sympla.
Celebração na Câmara
A Câmara dos Deputados realizou, ontem, uma sessão solene para comemorar o Dia do Empreendedorismo, originalmente celebrado em 5 de outubro. A solenidade incluiu a exibição de vídeos institucionais sobre empreendedorismo no Brasil, destacando a importância econômica e social, e homenagens póstumas a Abílio Diniz, um ícone do empreendedorismo brasileiro.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login