Saúde
DF inicia nova fase da imunização contra gripe e retoma vacinas de rotina
Nessa etapa, campanha é voltada para profissionais de segurança, motoristas e pessoas com doenças crônicas. Veja endereços dos postos.
O Distrito Federal inicia nesta quinta-feira (16) uma nova fase da campanha de imunização contra a gripe. Dessa vez, o público-alvo inclui profissionais de segurança, motoristas e pessoas com doenças crônicas (veja lista completa abaixo).
Nesta etapa, a Secretaria de Saúde também retoma as vacinas de rotina – que compreendem o calendário completo de imunizações. As aplicações ficaram suspensas por duas semanas, durante a primeira fase da campanha contra o influenza (saiba mais abaixo).
Veja endereços dos postos
Segundo a secretaria, até a tarde desta quarta-feira (15), 353.339 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no DF. Desse total, 266.525 são idosos, o que corresponde a 130% da meta proposta para este público.
Os profissionais de saúde também foram prioridade da primeira fase. Ao todo, 79.580 deles foram imunizados, ou seja, 78,02% da meta para este grupo.
Nova etapa
Segundo a Secretaria de Saúde, o DF recebeu mais 146 mil doses do Ministério da Saúde para reforço do estoque das vacinas contra a gripe nesta nova fase. Com isso, a pasta informa que a capital conta com “228 mil doses para contemplar a segunda etapa da campanha”.
Tanto os idosos quanto os profissionais de saúde ainda podem procurar os postos para receber a vacina contra a gripe, de acordo com a Secretaria de Saúde.
A nova fase, iniciada nesta quinta (16), é voltada para o seguinte público-alvo:
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Motoristas de transporte coletivo
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais
- Pessoas privadas de liberdade
- Profissionais do sistema prisional
- Indígenas
- Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas
Vacinas de rotina
Doses que compõem o calendário de vacinação — Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação
A suspensão da aplicação das vacinas de rotina foi recomendada pelo Ministério da Saúde para evitar o contato entre crianças e idosos nos postos, como medida de prevenção devido ao coronavírus, já que as pessoas com mais de 60 anos foram prioridade na primeira etapa da vacinação contra a gripe.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, “a rotina volta ao normal tanto para adultos, quanto crianças, adolescentes e idosos. Inclusive os que estão com o cartão de vacina atrasado”. Estão entre as vacinas de rotina:
- BCG
- Pentavalente
- Poliomielite
- Tríplice Viral
- Febre amarela
Você precisa estar logado para postar um comentário Login