Centro-Oeste
DF lidera país em população vivendo em unidades de conservação

O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 1,1 milhão de pessoas no Distrito Federal residem em unidades de conservação (UCs).
Esse número representa 39,2% da população total da capital federal, configurando a maior proporção entre as 27 unidades federativas do Brasil.
As unidades de conservação são áreas protegidas com recursos ambientais relevantes, oficialmente delimitadas e administradas sob regras especiais, conforme estabelece a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
As UCs possuem limites definidos, são monitoradas regularmente e têm garantias de proteção legalmente asseguradas.
Elas são categorizadas conforme seu âmbito de gestão — federal, estadual ou municipal —, seu objetivo, que pode ser proteção integral ou uso sustentável, e sua classificação específica dentro das categorias de conservação.
Tipos de unidades de conservação no Distrito Federal
- 12 Áreas de Relevante Interesse Ecológico
- 6 Áreas de Proteção Ambiental
- 5 Reservas Biológicas
- 2 Parques
- 2 Estações Ecológicas
- 1 Floresta
- 1 Monumento Natural
- 1 Refúgio de Vida Silvestre
- 1 Reserva Particular do Patrimônio Natural
Durante a pesquisa, que abrangeu 988,2 mil domicílios no Distrito Federal, foi detectado que 360.584 residências localizavam-se dentro dessas áreas protegidas, equivalente a 36,5% dos domicílios da capital.
De acordo com o IBGE, 91,2% dos moradores das unidades de conservação vivem em áreas urbanas, enquanto 8,8% estão em zonas rurais. Em 2022, a categoria com maior número de habitantes no Distrito Federal foi a das Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
Perfil dos habitantes das unidades de conservação
No Distrito Federal em 2022, a distribuição por gênero das pessoas que viviam em unidades de conservação era equilibrada, com 50,8% mulheres e 49,2% homens.
Entre as mulheres, as faixas etárias mais populosa correspondiam aos grupos de 40 a 44 anos e 35 a 39 anos. Já entre os homens, os grupos mais numerosos estavam entre 20 a 24 anos e 40 a 44 anos.
Mais da metade das mulheres (56,2%) tinham 30 anos ou mais, e entre os homens, essa proporção era de 52,4%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login