Conecte Conosco

Notícias Recentes

DF registra 19.093 casos de dengue desde o início do ano, diz Saúde

Publicado

em

Número inclui 2,4 mil casos de pacientes que moram em outros estados. Dado é 99,36% maior que o de 2015; 13 pessoas morreram pela doença.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório dos Estados Unidos (Foto: Alvin Baez /Files/Reuters)

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório dos Estados Unidos (Foto: Alvin Baez /Files/Reuters)

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal nesta quarta-feira (27) aponta o diagnóstico de 19.093 casos confirmados de dengue desde janeiro. Os números foram contabilizados até a última segunda (25) e incluem 2.167 pessoas que moram fora do DF, mas tiveram a doença confirmada na capital.

O número total é 99,63% maior que os 9.577 pacientes identificados em 2015, no mesmo período. A doença é causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre chikungunya, do vírus da zika e da febre amarela.

Desde o período de surto da doença, entre fevereiro e março, a região de Brazlândia lidera o “ranking” de casos: foram 1.929 doentes, ou 1 em cada 10 casos. Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Planaltina e Samambaia também registraram números superiores a mil infectados em 2015. Juntas, essas regiões concentram 57% do total de diagnósticos confirmados no DF, desde janeiro.

O balanço também indica que 162 casos entraram na contagem do GDF desde a última quarta-feira (20), quando saiu o relatório anterior. Segundo a Secretaria de Saúde, nem todos esses novos casos aconteceram nos últimos sete dias – havia pacientes antigos fora da contagem, diz a pasta.

Entre janeiro e julho, 29 pacientes foram diagnosticados com a variação grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica e 13 morreram. Neste caso, o número corresponde apenas a moradores do DF. O governo do DF não mantém registro das vítimas fatais que moram no Entorno para evitar divergências no banco de dados do Ministério da Saúde.

Zika e chikungunya
O relatório divulgado nesta quarta também apresenta dados sobre a febre chikungunya e o vírus da zika no DF. Desde janeiro, foram 141 casos de chikungunya, incluindo oito moradores de outros estados. O número é o mesmo do levantamento anterior, divulgado no dia 20.

Ceilândia, com 18 casos, foi a região do DF com a maior contaminação pelo vírus. Gama, Samambaia e Taguatinga e Asa Norte também figuram como regiões onde o vírus foi transmitido.

Também transmitido pelo Aedes, o vírus da zika infectou 193 pessoas no DF em 2016. Dessas, 173 moravam na capital e outras 20 apenas passavam pela região.

As regiões de Taguatinga, Asa Norte, Águas Claras, Lago Norte e Asa Sul são as que apresentam o maior número de casos, com 43,43% das ocorrências da doença no DF. Entre dezembro de 2015 até 11 de julho desse ano, o DF teve 38 casos confirmados em grávidas.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados