Notícias Recentes
DF tem 68 mil crianças sem nome do pai na certidão de nascimento, diz CNJ
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça aponta que 68 mil crianças não têm o nome do pai no registro de nascimento no Distrito Federal. Para reverter situações do tipo, o Ministério Público promove há 12 anos o Programa Pai Legal. Ao longo deste ano, 1,2 mil meninos e meninas foram beneficiados depois de terem as mães convocadas.
Os mutirões ocorreram na própria sede do MP e em escolas de Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião e Planaltina. “A ausência da paternidade pode ser verificada em grande número nos registros de nascimento de recém-nascidos e em idade escolar. Muitos, já com a maioridade alcançada, nos procuram também em busca da paternidade”, disse o órgão em nota.
Não há estudo específico sobre o perfil das crianças e das mães. O Ministério Público afirma saber, porém, saber que Ceilândia é a região administrativa que mais apresenta jovens sem o nome do pai na certidão.
Ao todo, foram realizados dez atendimentos em 2015. Três foram em cartórios, com foco em recém nascidos; dois com a Secretaria de Segurança Pública e cinco em escolas.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login