Destaque
DF vai pesquisar uso do sangue de pacientes recuperados da Covid-19 para tratar doentes
Terapia com plasma será testada como forma de conter avanço do novo coronavírus. Hemocentro fará cadastro de doadores; saiba como participar.
Os pacientes recuperados da Covid-19, no Distrito Federal, podem se cadastrar, a partir desta quarta-feira (29), para doar plasma sanguíneo para uma pesquisa que busca tratamento para a doença. A Universidade de Brasília (UnB), a Fundação Hemocentro, o Laboratório Central da Secretaria de Saúde (Lacen) e hospitais da rede pública do DF querem saber se é possível conter o avanço do novo coronavírus a partir do sangue de quem conseguiu se curar.
O plasma é a parte líquida do sangue, onde estariam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus. Essa substância, retirada de pacientes recuperados, será aplicada em pacientes internados por Covid-19 e com risco de agravamento (veja mais abaixo).
A equipe de pesquisa avaliará a eficácia e a segurança do tratamento, e os resultados do estudo serão tornados públicos, explica o GDF.A terapia de infusão de plasma já foi usada em outras epidemias, como as do H1N1, em 2009, e da síndrome aguda respiratória, a SARS, em 2003.
No entanto, os cientistas ainda estudam a eficiência dela contra a Covid-19. Na China, a técnica deu resultado em um pequeno grupo de pacientes. Os Estados Unidos estão testando o uso, assim como o Brasil.
Quem pode participar da pesquisa e quem pode ser tratado com plasma?
A técnica de transferir anticorpos de pessoas curadas para doentes é chamada de transferência passiva de imunidade. O paciente internado por Covid-19 só receberá o tratamento com plasma se houver consentimento dele ou da família, afirma a Secretaria de Saúde do DF.
Para participar da pesquisa, a pessoa curada precisa atender as seguintes condições:
- Ter entre 18 e 60 anos de idade;
- Pesar no mínimo 60kg;
- Se mulher, não ter histórico de gestações;
- Ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por SARS-Cov-2;
- Estar sem sintomas de Covid-19 há pelo menos 15 dias;
- Não ter tido manifestações graves em função da Covid-19 (choque séptico, parada cardíaca e/ou entubação traqueal/respiratória).
- O cadastro deve ser feito no site do Hemocentro. Após o cadastro, a equipe de pesquisa vai agendar uma entrevista para esclarecer dúvidas, formalizar o consentimento do voluntário, realizar triagem clínica e colher amostras de sangue para exames.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login